sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Kibes Estão De Luto

Todo mundo tem aquela comidinha que remete há infância. parece que quando estamos de dieta, mais lembramos dela. no meu caso, a minha comidinha de infância são kibes. não qualquer kibe. os kibes feitos pela minha avó. havia todo um processo de deixar o triguinho de molho, colher hortelã, escolher guisado, misturar... eramos eu e os gatos na volta da bacia andando em círculos e nao ficava pronto nunca aqles negócios... eram feitos com toda a pacienca, carinho e amor do mundo. sempre viajei muito de uma cidade pra outra (coisa que nao mudou...) e por isso, minha vó sempre fazia uma marmitinha de kibes (em pote de margarina) pra eu levar pra viagem. obvio que no meio do caminho eu comia bem facera os kibes.... o ônibus ficava cheirando a kibe...eheh. ah! faltou dizer que tinha os kibes recheados.... é.... várias pessoas qriam aprender a fazer ou tb se deliciaram com eles....
mesmo que eu nao viajasse, o ritual da preparação e degustação do kibe , era um momento mt especial. coisa boa chegar no fim de tarde , e ir tomar café com a vó e comendo kibes....
aliás, quem é que não tem uma(s) ótima(s) lembrança(s) de vó na cozinha fazendo delicinhas pra gente comer? e por incrivel q pareça, comida de vó, não engorda(va).
hoje, sexta-feira, 13 de janeiro, faz dois anos que minha avó faleceu. três dias antes de completar 89anos. hoje o azar é meu por nao ta perto da minha nega preta (como a gnt se chamava) pra poder comer toooodas aquelas comidinhas mara que ela fazia e ter nossa relação de mãe e filha,  mas é um dia de sorte pra Deus, que deve ta num belo banquete feito por ela.....

5 comentários:

Emiliana Faria Rosa disse...

Comida da avó... saudade... Do lado da minha avó paterna sinto saudade de batatas fritas que só ela sabia fazer... Do lado da avó materna: o inesquecível bolinho de bacalhau (que eu ouso tentar imitar), o pão de linguiça e queijo (q eu imito beem próximo), os bolinhos de arroz com salsicha que ela fazia pra mim... Ô saudade.... No Natal mesmo fiz bolinho de bacalhau e comi o primeiro chorando... ai ai

Antonella Giffoni disse...

Aii que lindo Josi, é bem isso, essas mimosas deixam uma saudade enorme, mas com certeza estão lá agradando muito Deus, lembro tbm das comidas maravilhosas da minha avó, kibe era uma especialidade dela tbm, além de muitos doces, bombons, bolos e etc e a minha avó paterna fazia delícias de bolinhos de chuva e arroz que eu sempre amava, tirando os temperinhos verdes é claro. Mas não posso nem lembrar dessas coisas boas, pq a Vono de hoje não me saciou a fome totalmente!!Beijoss

Josiane Quintana disse...

bah, comida de vó é tudo de bom!é.. nao fica falando nessas coisas boas essas hora, pq a fome ta apertando.... e já comi meu lanche noturno....

Pauline Luiz disse...

Não tive avó biológica do meu lado, infelizmente quando nasci as duas já tinham ido embora! Mas pra minha surpresa precisou de apenas uma visita a cidade de Santa Maria pra mim virar "Melissa" e ganhar uma avó! Coisa que nunca tive, e sim me deliciei muito com os Kibes feitos cheios de amor que eram enviados via Josi em potinhos que ao serem abertos deixavam o seu cheiro impregnados por toda casa, carro ou praça onde eram abertos!
Não o símbolo de saúde!Mas admito que o blog da minha amiga/irmã é um baita incentivo enquanto eu sou torturada na academia!!!=D Meu pensamento é simples: "não vou deixar ela sozinha nessa, se é pra sofrer, vamo junta!!!"
Beijo minha nega e eu tava lá na missa de coração como sempre!!!

Josiane Quintana disse...

a Pauline me fez chorar, obvio...e fico feliz de saber q to te ajudando bastante com o blog. sei que tu ta pegando pesado mesmo nas atividades físicas e , assim como tu disse, não posso deixar minha amiga/irmã sozinha nessa. sua linda!

Postar um comentário

 
;